Muitas pessoas confundem cabelo grosso com cabelos cacheados ou ondulados. Na verdade, você pode ter cachos ou ondas, mas ter os fios finos. E saber disso faz toda a diferença quando o assunto é cuidar dos cabelos.
Afinal, embora seja um tipo de textura desejado por muitas pessoas que gostam de looks mais volumosos, os cabelos grossos exigem uma atenção especial para deixá-los sempre bonitos e saudáveis.
Bateu a curiosidade em saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura para aprender a identificar se você tem o cabelo grosso, conhecer dicas valiosas de cuidados e os erros mais comuns que você deve evitar ao tratar desse tipo de cabelo. Confira!
Saiba como identificar se você tem o cabelo grosso
Embora a espessura dos fios seja definida pela herança genética, ela pode sofrer alterações ao longo do tempo, apresentando uma aparência mais grossa devido a um ressecamento por acúmulo de produtos nos fios, excesso de química ou falta de cuidados específicos. Esses problemas, além de engrossar, tornam os fios mais ásperos, opacos e com excesso de frizz.
Mas para ter certeza se os seus cabelos são realmente grossos, é preciso verificar algumas características, como espessura dos fios, densidade capilar, entre outras, conforme comentamos a seguir.
Espessura dos fios
A principal característica dos fios grossos é ter uma espessura maior em relação aos cabelos finos e médios. Ao examiná-los é possível perceber que ele é mais robusto, com um diâmetro maior.
Densidade capilar
Os cabelos grossos tendem a ter uma aparência mais densa, ou seja, com maior quantidade de fios de cabelo quando comparados com os finos ou médios. Isso proporciona um aspecto mais cheio e com mais volume.
Resistência a estilizações
Por ter uma estrutura mais robusta, os fios grossos são mais resistentes às estilizações. Dessa forma, eles podem apresentar maior dificuldade para serem alisados ou modelados. Portanto, é preciso considerar esse aspecto para escolher técnicas e produtos de estilização adequados a esse tipo de cabelo.
Volume
Devido à sua densidade e espessura, os fios grossos são mais volumosos naturalmente, não necessitando de muita manipulação ou uso de produtos para dar mais volume. Para as pessoas que preferem um look mais cheio e volumoso, é perfeito!
Requer cuidados específicos
Por ter uma estrutura mais densa, os fios grossos necessitam de alguns cuidados específicos, conforme comentaremos mais adiante. Em geral, além de manter uma hidratação adequada, é muito importante utilizar produtos adequados, que atendam às necessidades desse tipo de cabelo.
Confira os principais cuidados com o cabelo grosso
Para deixar os cabelos grossos sempre bonitos e saudáveis, é preciso, principalmente, manter a hidratação em dia. Além disso, é muito importante ter outros cuidados especiais, conforme comentamos a seguir.
1. Hidratação
Devido à maior dificuldade que os cabelos grossos apresentam para distribuição dos óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo, ao longo dos fios, eles tendem a ser mais secos.
Por isso, a hidratação profunda é um passo fundamental para garantir a umidade adequada. Dessa forma, prefira sempre produtos com componentes hidratantes, como óleos vegetais naturais. Essas formulações ajudarão a reter a umidade nos cabelos, deixando-os flexíveis e macios.
2. Corte certo
O segredo é adotar cortes que ajudem a distribuir melhor o volume dos fios pela cabeça, proporcionando um visual mais harmonioso. Exemplo disso, são os cortes desestruturados e em camadas. Isso porque os fios retos contribuem para os cabelos grossos ficarem ainda mais pesados e volumosos.
Também é importante evitar cortes de comprimento médio que proporcionam mais volume ainda. O ideal é buscar um profissional, que saiba orientar sobre o corte que combina mais com o seu tipo de rosto e, ao mesmo tempo, favoreça os fios.
3. Escova e pente adequados
A escolha do tipo de escova e pente também é muito importante para evitar que o volume e o frizz aumentem na hora de pentear e desembaraçar os fios. Para isso, prefira os que têm dentes mais largos e mais separados, que ajudam a desembaraçar, sem agredir ou forçar. Eles também não desmancham os cachos.
É importante lembrar que os crespos e cacheados devem ser penteados somente quando estiverem molhados, com a ajuda de um condicionador ou creme para pentear. Eles ajudam a desembaraçar os fios, sem quebrar, deixando-os uniformes.
4. Máscara nutritiva
As máscaras nutritivas para cabelos grossos são importantes para garantir o equilíbrio nutritivo da raiz até as pontas. Elas contêm uma formulação especial, que consegue penetrar em profundidade a estrutura.
Assim, em vez de tratar superficialmente os fios, elas “seguram” as propriedades nutritivas, proporcionando um verdadeiro tratamento semanal ou quinzenal, dependendo da necessidade.
5. Produtos específicos
Assim como a opacidade, o ressecamento e os fios arrepiados são algumas das queixas das pessoas que têm os fios grossos. Para contornar esses problemas e ter cabelos mais bonitos opte por produtos enriquecidos com óleos vegetais, manteigas, ou ceramidas. Eles contêm ativos nutritivos que dão ‘peso’ aos fios, mantendo-os controlados e saudáveis.
6. Finalização com óleo capilar
Os fios mais encorpados estão liberados para usar modeladores mais potentes, sem arriscarem deixá-los oleosos. Assim, para ter o controle do volume indesejado e modelar os cabelos, você pode finalizar com óleos que darão forma aos fios e ainda aumentarão o brilho.
Os mais recomendados são os de macadâmia, jojoba e rícino. Mas é preciso ter cuidado para não exagerar na quantidade. Por serem densos, bastam duas a três gotinhas.
Esfregue-as nas palmas das mãos para aquecer o óleo e liberar as suas propriedades. Depois é só passar no sentido do meio para as pontas, passando os dedos por entre os fios. Para finalizar, junte todo o cabelo e alise-o com as mãos.
Conheça os erros mais comuns nos cuidados de cabelos grossos
A seguir, veja os erros mais comuns que você deve evitar ao cuidar dos seus fios.
Corte muito desfiado
Alguns profissionais gostam de usar a navalha para remover o peso do cabelo. No entanto, o excesso de desfiamento pode piorar o problema do volume. Além disso, desfiar as pontas também pode deixá-las quebradiças e com uma aparência pouco saudável. Para evitar esses problemas, peça ao cabeleireiro um corte em camadas longas.
Usar produtos inadequados
O uso de produtos inadequados pode deixar os cabelos mais volumosos, ressecados e com frizz. Para evitar que isso ocorra, faça uma pré-lavagem com shampoo antirresíduos uma vez por semana e invista em produtos hidratantes e nutritivos.
Fazer alisamento químico para controle dos fios
Esse é um grande erro porque o alisamento químico altera a estrutura dos cabelos, que será ainda mais agredida ao longo do tempo com os retoques necessários. Portanto, se você já adota esse recurso, o ideal é fazer uma transição capilar até conseguir chegar à sua textura natural. Para isso, aposte em tratamentos profissionais com queratina, a cada 15 dias.
Como você viu, o cabelo grosso tem suas próprias características que precisam ser respeitadas para se manter bonito e saudável. Para isso, é muito importante usar produtos adequados e de boa qualidade, como os que a IAP! Cosméticos oferece. Esperamos que as dicas que trouxemos te ajudem a cuidar melhor dos seus fios.
Se gostou destas informações e quer continuar acompanhando publicações como esta? Siga as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, YouTube e Instagram!