Todas as mulheres que são adeptas ao uso de químicas nos cabelos podem perceber que as madeixas ficam danificadas com o passar do tempo. Entre os sinais estão os fios quebradiços, porosos e o cabelo elástico. Quando a pessoa puxa, os cabelos vão e voltam como se fossem uma espécie de borracha.
Isso pode ser um pesadelo para muitas mulheres, já que o cabelo comprido é algo que as meninas amam. Se você está se perguntando se existe algum tratamento para os cabelos comprometidos pela elasticidade, saiba que neste post daremos algumas dicas.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
O que é cabelo elástico?
O cabelo elástico nada mais é que um efeito que acontece nas madeixas, quando elas perdem a elasticidade. Toda umidade natural e uma grande parte da massa que compõe os fios, tornam-se finas. Os fios ficam extremamente frágeis e bem danificados. Pode-se afirmar que o efeito é parecido com um chiclete.
Quais são as causas?
Os cabelos elásticos são obtidos por meio de realizações de substâncias químicas, que acabam danificando a fibra dos fios. Entre as principais causas, podemos citar:
- tinturas;
- descolorações;
- alisamentos;
- secador de cabelos ou chapinha usados em demasia.
O que também pode causar esse sintoma indesejado nas madeixas é o uso de ativos que são considerados incompatíveis entre si. Nesses casos, é necessária uma intervenção imediata de um cabeleireiro.
Como identificar se o cabelo está elástico?
Identificar se o cabelo está elástico é simples, basta a pessoa puxar os fios, se ele parecer com um elástico e não voltar ao normal com facilidade, ficando meio franzido, significa que as fibras estão quebradiças. Em algumas situações, os fios parecem esfarelar quando a pessoa passa os dedos entre os cabelos.
O teste para a identificação funciona melhor com os cabelos molhados. É preciso separar uma mecha e depois esticá-la. Se o cabelo não voltar ao normal, significa que ele está com problemas e pode ser necessário procurar ajuda em um salão de beleza.
Quais são as melhores dicas para recuperar os fios de cabelo rapidamente?
Existem algumas intervenções que podem ajudar a recuperar esse tipo de cabelo. As madeixas precisam recuperar toda a queratina perdida, pois ela é o principal componente dos fios. Isso ajudará a manter as fibras capilares mais fortes e saudáveis. Para isso, daremos aqui algumas dicas. Confira!
1. Adote um cronograma capilar
O cronograma capilar é uma das melhores opções. Crie o hábito de seguir com tratamentos específicos para os fios. Entre os principais podemos citar:
- fazer hidratação;
- nutrir as madeixas;
- reconstruir os fios.
Os produtos a serem usados precisam ter em sua fórmula a queratina, já que isso ajuda a recuperar os cabelos.
2. Faça hidratação intensiva
A hidratação é uma ótima saída para recuperar os fios danificados, já que nesse tipo de cabelo é necessário repor a água perdida das fibras. Procure por produtos de qualidade e que tenham em seu rótulo itens que auxiliem na reconstrução dos fios.
Se for necessário procure por um especialista de sua confiança e peça ajuda. Essa pessoa poderá te indicar quais são os melhores produtos para usar. Vale ainda salientar, que as hidratações podem e devem ser feitas de uma a duas vezes por semana.
3. Aposte na cauterização dos fios
A cauterização serve para reconstruir a fibra dos cabelos. Para potencializar a recuperação dos cabelos, aposte no uso de algum spray à base de queratina.
4. Fique um tempo sem fazer tratamentos químicos
Como a causa do problema está inteiramente ligada ao uso de produtos químicos, evite fazer qualquer que seja o procedimento que possa danificar ainda mais os fios. Tente dar um descanso de, pelo menos, três meses para as madeixas e mantenha os cuidados de restauração.
5. Corte os fios
Dependendo de como estiverem as madeixas, a pessoa pode usar a criatividade e cortá-las para dar aquele up no visual. Infelizmente ou felizmente faz parte do negócio adaptar o look ao momento que está passando.
Um corte mais curto pode resolver o aspecto visual e ao mesmo tempo eliminar parte danificada dos fios. Cortar o cabelo, nem que seja um ou dois dedos, reduz o peso dos fios da raiz e diminui a queda.
Se a pessoa desejar manter os cabelos compridos, ela pode optar por preservar o comprimento, fazendo um corte bordado para eliminar apenas as pontas duplas e os fios ressecados.
6. Use produtos de qualidade
Os produtos a serem usados para a restauração precisam ser de qualidade e devem ter alguns componentes em sua fórmula, tais como:
- ureia;
- queratina;
- ceramidas;
- óleos vegetais.
A sua utilização fará com que o cabelo volte aos poucos a ser saudável e cheio de brilho. Procure sempre por shampoo e condicionador para cabelos danificados e de preferência para as fórmulas hidratantes.
Se perceber que ainda há necessidade, selecione um creme para pentear que deixe os seus cabelos ainda mais bonitos.
7. Faça tratamentos no salão
Caso ache muito complicado cuidar dos cabelos sozinha, a pessoa pode procurar por um salão de beleza. Um bom Botox capilar, selagem dos fios ou cauterização, pode hidratar e nutrir os fios rapidamente.
Como prevenir a elasticidade do cabelo?
A prevenção dos cabelos com elasticidade é simples, mas requer alguns cuidados. É preciso fazer a aplicação de máscaras reconstrutoras ao menos uma vez na semana ou a cada quinze dias.
Pode ser que leve um pouco de tempo, mas o resultado será um cabelo mais forte e saudável. Consequentemente, a pessoa poderá usar novamente produtos químicos, mas, antes, pode sempre se certificar de que a técnica a ser usada não danifica tanto os fios.
Então, agora que você já sabe o que é um cabelo elástico e que tem ideia de como se prevenir contra tal adversidade, não deixe de agir corretamente com relação aos seus cabelos. Use produtos de qualidade e se for preciso recorra a ajuda de um profissional da área. Afinal, todos gostam de ter cabelos bonitos e que estejam com a tonalidade ou corte da moda.
Gostou do nosso post? Leia também “Conheça 7 cuidados com cabelo platinado feminino” e fique por dentro de mais este assunto!