biotina cabelo biotina cabelo

Biotina para cabelo: para que serve e quais os benefícios?

6 minutos para ler

Está sentindo que seu cabelo precisa de um verdadeiro glow up? A biotina para cabelo pode ser sua melhor amiga nesse processo.

A biotina, também conhecida como vitamina B7 ou vitamina H, desempenha um papel na manutenção da saúde da pele, unhas e, especialmente, dos cabelos. Isso porque ajuda a repor nutrientes e dar aquele glow up na aparência.

Vamos entender melhor sobre a biotina para o cabelo?

O que é biotina para cabelo e para que serve?

A biotina é uma vitamina solúvel em água que desempenha diversas funções vitais no corpo humano. Uma das principais delas é a síntese de queratina, uma proteína estrutural presente na pele, unhas e cabelos.

Por ter essa função, é conhecida por ser ótima para a saúde dos fios, promovendo a saúde do couro cabeludo. Além disso, também pode estimular o crescimento capilar e fortalecer os fios. 

É frequentemente encontrada em uma variedade de produtos para cabelo, como shampoos, condicionadores e suplementos capilares, devido aos seus benefícios comprovados para a saúde dos cabelos.

Suplementando biotina

Consumir biotina por via oral, seja por meio de suplementos ou alimentos ricos em biotina, como ovos, nozes e legumes, permite que a vitamina seja absorvida pelo organismo e distribuída para todas as células do corpo, incluindo os folículos capilares. Isso pode promover o crescimento capilar e melhorar a saúde dos cabelos de dentro para fora.

Produtos com biotina

Utilizar produtos capilares que contenham biotina, como shampoos, condicionadores e máscaras capilares, fornece à biotina uma aplicação direta nos cabelos e no couro cabeludo. Esses produtos podem ajudar a fortalecer os fios, reduzir a quebra e melhorar a aparência geral dos cabelos.

No entanto, é importante notar que os efeitos podem ser mais superficiais em comparação com a ingestão de biotina por via oral, já que os produtos capilares atuam principalmente na superfície dos fios e no couro cabeludo.

Benefícios da Biotina para cabelo

Será que seu cabelo está precisando de biotina? Quem tem cabelos finos e frágeis consegue aproveitar os diversos benefícios que a biotina para cabelo traz. Além disso, quem quer um crescimento acelerado e menos queda, também pode se beneficiar. Você se encaixa em algum desses casos?

Vamos entender quais os benefícios de incluir a biotina para cabelo na sua rotina de cuidados!

Ação antioxidante

Uma das funções da biotina é combater os radicais livres, que surgem naturalmente com no organismo e que causam o envelhecimento das células. Ou seja, a biotina possui propriedades antioxidantes, protegendo principalmente as células do couro cabeludo desse envelhecimento. 

Como resultado, os fios do cabelo continuam crescendo mais fortes e saudáveis, mantendo a aparência de cabelos mais sadios e com toque macio. Vale a pena testar shampoos ou suplementar sua alimentação com vitaminas do complexo B. 

Estimula o crescimento dos cabelos

A biotina desempenha um papel crucial na produção de queratina, essencial para o crescimento saudável dos cabelos. A suplementação de biotina pode ajudar a aumentar a taxa de crescimento capilar e melhorar a qualidade dos fios.

Além disso, com mais disponibilidade de queratina, os fios nascem mais fortes, mais rápido e com uma espessura maior. Ou seja, cria uma aparência de cabelo mais cheio, ótimo para quem tem pouca quantidade de fios, mas gosta de volume. 

Prevenção da queda capilar

A deficiência de biotina é associada à queda de cabelo, portanto, garantir uma ingestão adequada desta vitamina pode ajudar a reduzir a perda de cabelo e fortalecer os folículos capilares.

Como a biotina pode agir diretamente nos folículos capilares, os fios nascem mais resistentes, com maior concentração de queratina. É esse aumento de queratina que diminui as quedas e mantém os fios mais firmes no couro cabeludo. 

Prevenção do aparecimento de cabelos brancos prematuros

Sofre com fios brancos, mesmo sendo considerada nova? A biotina desempenha um papel na produção de melanina, o pigmento que dá cor aos cabelos. Uma deficiência de biotina pode levar ao aparecimento prematuro de cabelos brancos, enquanto a ingestão adequada pode ajudar a manter a cor natural dos cabelos.

Claro, vale lembrar que o maior causador de fios brancos é a genética. Porém, fatores como estresse e alimentação desregulada também contribuem para isso. A biotina, principalmente suplementada, é a melhor opção para estimular a melanina nos folículos capilares.

Mais brilho e maciez

A biotina ajuda a fortalecer a estrutura dos cabelos com a queratina, tornando-os menos propensos a quebrar e danificar. Isso resulta em cabelos mais brilhantes, suaves e saudáveis, a curto e longo prazo. 

Ter cabelos fortes e resistentes é o desejo da maioria das pessoas, pois é isso que garante a saúde dos fios, cabelos mais compridos e pouca quebra. Nesse caso, a biotina para cabelo é uma das melhores opções!

Hidratação dos fios

Uma das funções da biotina é ajudar a manter os fios hidratados, da raiz até as pontas do cabelo. Como a biotina ajuda a manter a integridade da cutícula capilar, o consegue contribuir com a retenção de umidade nos fios, mantendo-os hidratados e menos propensos ao ressecamento e à quebra.

Para isso, busque por shampoos, máscaras e leave-ins com biotina para sentir a diferença que fará nos fios, mantendo-os hidratados e macios por muito mais tempo. Vale a pena testar!

Produtos com biotina para cabelo: veja opções para cuidar dos fios

Quer começar a cuidar dos seus fios com biotina para cabelo? Separamos alguns produtos para você começar a aproveitar os benefícios quanto antes!

Como vimos, a biotina desempenha um papel crucial na saúde dos cabelos, desde estimular o crescimento capilar até fortalecer os fios e prevenir danos. 

Considere a inclusão de alimentos ricos em biotina (vitaminas do complexo B) em sua dieta, bem como a utilização de produtos capilares que contenham essa vitamina, para manter cabelos saudáveis e exuberantes.

Agora que você conheceu todos os benefícios da biotina para cabelo e encontrou produtos para começar seus cuidados, veja também como cuidar do cabelo quando os fios estão elásticos!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário