base de tratamento para unhas base de tratamento para unhas

Conheça 6 tipos de base de tratamento para unhas

7 minutos para ler

Na hora de manter unhas fortes, bonitas e saudáveis, é importante contar com produtos que são verdadeiros aliados na tarefa. Entre eles, a base de tratamento para unhas é ideal e oferece diversos benefícios.

Afinal, esse tipo de produto é pensado para entrar em contato direto com as unhas e atuar para proteger, uniformizar e garantir um belo visual. Dependendo do tipo de problema e do resultado que você espera, é necessário acertar na escolha e na aplicação.

Por isso, separamos 6 tipos de bases que você precisa conhecer para ter o melhor tratamento de unhas. Confira!

Tipos de base de tratamento para unhas

Cada unha tem suas necessidades e, por isso, há diversas opções de tratamento. Com fórmulas específicas, as bases oferecem benefícios para deixar as unhas sempre bonitas e prontas para receberem as várias opções de cores. Veja a seguir quais são as 6 principais bases.

1. Fortalecedora

Sabe quando as unhas quebram à toa e você nunca consegue mantê-las grandes? Isso é muito comum com unhas fracas, que não têm a estrutura necessária para que possam crescer e se manter ao longo do tempo.

Para driblar esse problema, o melhor é utilizar uma base fortalecedora. Ela ajuda a enrijecer a estrutura e evita as chamadas “unhas de papel”, que dobram facilmente. Assim, é menos provável que elas lasquem ou mesmo terminem quebradas. Entre os componentes, queratina e carbonato de cálcio se destacam.

2. Niveladora

As ondulações também são problemas comuns nas unhas. Elas aparecem na forma de relevos e partes mais baixas na superfície. A falta de uniformidade causa problemas, como o aumento das chances de quebra.

A base niveladora serve para criar uma superfície mais homogênea, com altura e volume iguais em toda a área. Ela devolve a estrutura das unhas, preenchendo esses pontos que têm características diferentes. Bases com óleos, por exemplo, podem ajudar na hidratação.

3. Clareadora

O uso de alguns esmaltes e mesmo o hábito de fumar podem fazer com que os pigmentos fiquem acumulados e se transformem em manchas. Por isso, considere a base de tratamento na versão clareadora.

Ela ajuda a retomar a cor natural das unhas e, principalmente, impede que novos pigmentos se acumulem na área. Assim, é possível se ver livre daquele aspecto amarelado que é tão indesejado.

4. Protetora

Como o nome revela, serve para criar uma camada extra de proteção. Afinal, o produto, por si só, já é útil para formar uma barreira entre o esmalte e a sua pele. Porém, a base protetora é ainda mais eficiente nesse sentido.

Ela é ótima para quem tem ou deseja evitar algum tipo de alergia, por exemplo. Também impede qualquer contaminação e pode ajudar quem tem alguma sensibilidade, por exemplo.

5. Endurecedora

A base endurecedora também é ideal para fortalecer as suas unhas. Ela tem componentes que ajudam a torná-las mais rígidas, graças à formação de uma camada de proteção, como o casco de cavalo ou o cravo.

Assim, é possível notar que as unhas crescem com mais rapidez, já que não sofrem lascas ou quebras. Uma dica é que ela pode ser usada junto à base fortalecedora.

6. Fosca

A base fosca não é exatamente de tratamento, mas é muito útil para conseguir um resultado bem bonito. Ela serve para formar uma película bem fininha sobre as unhas, criando um aspecto fosco. Assim, você tira um pouco da aparência de brilho, sem deixar de ser natural.

Além de tudo, ela é ótima para melhorar a aplicação do esmalte e pode ajudar a garantir um resultado mais bonito.

Os benefícios de usar bases de tratamento

Como visto, cada base oferece vantagens específicas, como fortalecer as unhas, evitar quebras e melhorar o nivelamento.

O produto certo também ajuda a prevenir o surgimento de manchas e serve como uma preparação para receber o esmalte. É como a base para rosto, que homogeneíza a pele que receberá o restante da maquiagem, por exemplo.

Com a base certa e de qualidade, a esmaltação ficará com um aspecto mais bonito e o esmalte durará mais.

Como preparar as unhas para receber a base

Para que a base de tratamento cumpra seu papel, você precisa usá-la corretamente. Então, o primeiro passo é utilizar removedor de esmalte para tirar qualquer resquício do produto que estiver sobre as unhas no momento.

Depois, é hora de cuidar das cutículas. Use um creme amolecedor e empurre gentilmente com a ajuda de um palito de madeira. O ideal é evitar a espátula metálica, pois ela pode retirar a camada superficial da unha e enfraquecê-la ou causar desníveis.

O uso do alicate em seguida é opcional, mas deve ser feito com cuidado para evitar machucados. Após finalizar essa etapa, deve-se lavar bem e enxaguar as mãos para que não sobre nada do creme.

Se preferir, é possível lixar e polir superficialmente a unha, com um acessório adequado para não causar danos. Com as mãos totalmente limpas e secas, para que a base atue corretamente sobre a unha, é hora de aplicar o produto.

Caso não haja nenhuma recomendação especial, basta posicionar o pincel e puxá-lo em direção à ponta. Não é preciso encostar na cutícula, mas toda a área deve ficar coberta pelo produto, combinado?

A escolha da base ideal

Já que esses produtos são tão importantes para o visual e para a saúde das suas unhas, é importante escolher corretamente, não é? Então, tudo começa com uma avaliação sobre as necessidades das suas unhas.

Se elas estiverem fracas e quebrando à toa, é preciso fazer um tratamento para fortalecê-las, em primeiro lugar. Então, uma base fortalecedora ou endurecedora é o melhor pedido para começar o tratamento.

Se o problema está nas irregularidades na superfície, é preciso buscar uma alternativa niveladora. Unhas já saudáveis também pedem cuidados, e você pode alternar o uso de base fortalecedora, protetora e niveladora, por exemplo.

Se você quer evitar usar um esmalte que escorre ou que não tem uma cobertura tão legal, a base fosca será a sua melhor amiga para conseguir bons resultados.

Além de identificar o tipo corretamente, é essencial escolher um produto de qualidade. Então, busque bases de marcas que são conhecidas pela qualidade e que oferecem fórmulas com ativos que realmente ajudem nos cuidados.

Bônus: cuidados para ter com as unhas

Usar uma boa base de tratamento para unhas é importante para conseguir um visual saudável, mas não é tudo. Afinal, não adianta usar o produto se você não tiver os cuidados certos. Por isso, separamos algumas dicas que você precisa colocar em prática para ter unhas fortes e saudáveis. Veja:

  • tenha uma alimentação saudável, balanceada e com os níveis necessários de vitaminas;
  • beba bastante água;
  • evite o contato direto e desprotegido com produtos químicos;
  • retire o esmalte com algodão e removedor sem acetona, nunca com os dentes ou objetos;
  • evite fazer as unhas de ferramenta, como ao abrir uma latinha metálica;
  • evite fumar.

Com a ajuda das bases de tratamento e algumas dicas, é possível ter mãos com um visual que é muito mais bonito e saudável. Então, acerte na escolha para aproveitar todos os benefícios!

Se quiser mais dicas imperdíveis de beleza e cuidados pessoais, acompanhe nossas publicações no Instagram e Facebook!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário